Petição na Ação Popular do Mensalão

 

 

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Federal da 12ª Vara Cível da Secção Judiciária Federal de São Paulo

 

(JFSP 30/08/2007.000249504-1)

 

Autos nº 2005.61.00.012859-3
Ação Popular
Substituto Processual: CARLOS PERIN FILHO
Réus: UNIÃO FEDERAL e Ots.

CARLOS PERIN FILHO, cidadão histórica e republicanamente satisfeito com a cinematográfica performance da Corte Constitucional, nos autos da popular ação epigrafada, venho, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, em continuidade às petições que ilustram os fatos e direitos envolvidos nesta popular ação, apresentar as seguintes matérias e comentários:

1º) A primeira matéria é do professor de física teórica MARCELO GLEISER, sob o título Enxergando mentiras, publicado no jornal Folha de S. Paulo, caderno mais! de 19.8.2007, p. 9, sobre o eventual uso da fMRI para detectar funcionamento cerebral supostamente mais ativado por ocasião das mentiras deste ou daquele(a) Cidadã(o) relativo ao escândalo do mensalão... lembrando que o teste está longe de ser 100% eficiente, com enormes implicações éticas. Outras explicações científicas sobre referida inovação em diagnóstico por imagem estão disponíveis na p. 161 do livro Física para o Brasil - Pensando o Futuro – O desenvolvimento da física e sua inserção na vida social e econômica do país, editado pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA em 2005, Ano Mundial da Física.

2º) Com registros visuais de TASSO MARCELO/AE e ADRIANO MACHADO/AE, a segunda matéria é entrevista exclusiva de FLÁVIO PINHEIRO e LAURA GREENHALGH com o jornalista LARRY ROHTER, publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 19.8.2007, p. J4 e J5, com destaque para a última pergunta e resposta, que plausível e razoavelmente está na boca do Povo e não quer calar:

"(....)

Hoje, se você estivesse com Lula numa entrevista, perguntaria o quê?

Na comissão que investigou o escândalo Watergate, o senador Howard Baker repetia sempre a mesma pergunta em relação a Nixon: 'What did the president know and when did he know it?' É a questão fundamental. Pois eu perguntaria a Lula a mesma coisa em relação ao mensalão: 'Presidente, o que o senhor sabia e quando soube?' "

Este www.carlosperinfilho.net passou por oportuno e adequado aprimoramento das visões orgânicas em www.rangel.med.br !:-(porém ainda não tenho visão fMRI!;-) mas procurou nas mídias a(s) resposta(s) e a mais próxima que encontrou foi dada a TÂNIA MONTEIRO, VERA ROSA, RUI NOGUEIRA e RICARDO GANDOUR, em entrevista publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 26.8.2007, p. A-4 até A-7, todas juntadas ["(....) Até hoje, o sr. Não disse quem o traiu. Nem vou dizer. (....)"], com registros visuais de SÉRGIO DUTTI.

3º) A terceira matéria é de MARTA SALOMON, sob o título "Empréstimos que irrigaram valerioduto não são pagos – Fato reforça tese de que dívidas teriam sido feitas sem a intenção de quitá-las – Bancos foram à Justiça sem usar garantias dos débitos; STF decide nesta semana se acolhe denúncia contra envolvidos no esquema", publicado no jornal Folha de S. Paulo de 20.8.2007, p. A-4;

4º) De ANDRÉA MICHAEL e FELIPE SELIGMAN, com registro visual de EVARISTO SÁ/France Presse, matéria sob o título "Procuradoria cita 37 por improbidade no mensalão – Ministério Público do DF propõe cinco ações contra envolvidos em escândalo – Entre os acusados estão 35 personagens já citados em denúncia ao Supremo; procuradores vêem enriquecimento ilícito", publicada no jornal Folha de S. Paulo de 21.8.2007, p. A-4;

5º) As implicações da Economia no Direito, e vice-versa, continuam ilustradas na matéria de MARTA SALOMON e SHEILA D´AMORIM sob título "Bancos envolvidos no valerioduto têm situações opostas – Dois anos depois do mensalão via a público, BMG cresceu e ampliou sua carteira de crédito, enquanto Rural diminuiu – O número de agências do Rural, que virou réu na ação penal aberta pelo Supremo, caiu de 79 para 21; BMG não foi denunciado à Justiça", publicada no jornal Folha de S. Paulo de 26.8.2007, p. A-6;

6º) Nas páginas J4 e J5 do jornal O ESTADO DE S. PAULO de 26.8.2007 DEMÉTRIO MAGNOLI, FLÁVIA TAVARES e MARCO ANTONIO VILLA fazem considerações de fato e/ou de direito sobre o mensalão, com registros visuais de CELSO JUNIOR/AE e BETO BARATA/AE;

7º) Primeira página do jornal O ESTADO DE S. PAULO, com registro visual de CELSO JUNIOR/AE, com o título "STF vai julgar 'quadrilha' que operou no 1º mandato de Lula – Supremo aceita denúncia sobre organização criminosa e processará todos os 40 do mensalão".

São Paulo, 30 de agosto de 2007

 


  

Carlos Perin Filho
OAB-SP 109.649

 

E.T.:

 

Sobre O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, cf. obra de EMILIA VIOTTI DA COSTA sob ISBN 85-88291-01-0.

© Carlos Perin Filho

¦ 2000 ¦ 2001 ¦ 2002 ¦ 2003 ¦ 2004 ¦ 2005 ¦ 2006 ¦ 2007 ¦