Balanço do Terceiro Trimestre
para Você Cidadania



No terceiro trimestre foi proposta 'apenas' a seguinte ação popular, que demandou recordar trabalho coletivo que já esta em desenvolvimento em várias outras populares ações, bem como uma boa dose extra de invenção em substituição processual coletiva:

Ação Popular do
Dano Ambiental em Congonhas (31/07/2007)

As outras duas ações populares que normalmente seriam ajuizadas não foram propostas em função da quantidade e qualidade das contradições experimentadas, que estão a demandar mais tempo de processamento mental deste Cidadão em busca de algum sentido para Você Cidadania, a lembrar uma resposta do escritor J.G. BALLARD a uma das perguntas de RONALDO BRESSANE, em entrevista ao jornal O ESTADO DE S. PAULO de 30.09.2007, p. D-9, a seguir transcrita:

"(....)

No prefácio da edição de 1995 de Crash, você diz que ao escritor cabe 'inventar a realidade'. Num mundo superpovoado por demandas da informação, a missão do escritor seria 'dar um sentido mais puro às palavras da tribo', como pedia Mellarmé?

O que pensamos que é a realidade do dia-a-dia é de fato nossa mais inimaginável ficção. Nossos sitemas nervosos centrais nos bomberdeiam com uma corrente de mentiras e meias-verdades. O trabalho do escritor é dar sentido a isso.

(....)"

No meio daquele bombardeio informacional - majorado por ocasião da guerra pela audiência deste Cidadão e de Você Cidadania - a boa notícia é a performance do MINISTÉRIO PÚBLICO (estadual e/ou federal) e da OAB, que estão reagindo e proativando mais e melhor demandas coletivas.

Periodicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

© Carlos Perin Filho

¦ 2000 ¦ 2001 ¦ 2002 ¦ 2003 ¦ 2004 ¦ 2005 ¦ 2006 ¦ 2007 ¦