Um dia para lembrar
da res publica e
de Você Cidadania

 

 

Quinze de Novembro é um dia muito especial na História do Brasil, pois uma res publica foi proclamada. A cada volta da Terra em torno do Sol parte dos(as) nativos(as) de terra brasilis comemoramos aquela data com uma possível afirmação em mente: "O Brasil é o país do futuro". Outra parte dos(as) nativos(as) não temos tempo de pensar nessas coisas, pois calculando juros estamos, a pagar ou receber... pois o Brasil, como prova a arbitragem internacional, é também o país dos juros.

A contar pelas aberturas de capitais na popular - www.bovespa.com.br – inclusive dela mesma, aquele futuro está cada vez mais próximo para a res privada global, porém a contar pelas negociações de bancadas políticas na bela Brasília-DF, o futuro continua longe para a res publica de Você Cidadania.

Sem uma reforma política que redefina o status de Partido Político, bem como do financiamento de campanhas(*), a tendência nas próximas voltas terrestres em torno da estrela solar é aumentar os problemas gerados a partir do Poder Legislativo, quer por omissão ou por ação (para não dizer comissão), restando aos poderes Executivo e Judiciário, bem como ao MINISTÉRIO PÚBLICO, a este Cidadão e Outros(as), procurarmos corrigir os rumos, dentro das possibilidades jurídicas disponíveis para cada um (a Ação Popular é um dos muitos instrumentos constitucional e legalmente em vigor).

A mudança política, como qualquer processo social mais complexo, demandará (entre outras medidas) maior e melhor participação feminina e juvenil nos movimentos civis partidários ou não, a lembrar um daqueles saudáveis sonhos civis, no qual sonhei com a eco-über vizinha hipnotizantemente pedindo... 'vote em mim'!;-)

Nas próximas eleições vale analisarmos o voto feminino e juvenil, em busca daquela urgente renovação processual.

Republicanamente,

 

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

(*) Sugiro conferir artigo de ODED GRAJEW sob o título Livrar a política do dinheiro, publicado no jornal Folha de S. Paulo de 14.11.2007, p. A-3, bem como matéria de RAYMUNDO COSTA com MANGABEIRA UNGER publicada no jornal Valor de 12.11.2007, p. A-10, pois os diamantes (minerais e/ou biológicos) da terra brasilis podem resgatar o futuro da res publica que no passado secular eventualmente também ficou na vontade deste ou daquele Militar...

© Carlos Perin Filho

¦ 2000 ¦ 2001 ¦ 2002 ¦ 2003 ¦ 2004 ¦ 2005 ¦ 2006 ¦ 2007 ¦