Petição na Ação Popular
do Apagão Aeronáutico

 

Home Page

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Federal da 24ª Vara Federal da Justiça Federal de São Paulo

(JFSP-23/01/2007.000017445-1)

 

Autos nº 2006.61.00.026806-1
Ação Popular
Substituto Processual: CARLOS PERIN FILHO
Réus: UNIÃO FEDERAL, DECEA, CONAC, ANAC, INFRAERO e Ots.

CARLOS PERIN FILHO, residente na Internet, em www.carlosperinfilho.net  (sinta-se livre para navegar), nos autos da actio popularis supra epigrafada, venho, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar mais algumas matérias da mídia sobre os fatos relacionados ao apagão aeronáutico, como seguem:

1º) De ELIANE CANTANHÊDE, matéria sob o título “Boeing voava fora da altitude usual - Relatório preliminar sobre causas da colisão entre o Legacy e o avião da Gol omitiu informação - O nível habitual da rota Manaus-Brasília era de 41 mil pés. No dia do acidente o Boeing ia em 37 mil, com autorização do Cindacta-4”, publicada no jornal Folha de S. Paulo, 19.11.2006, p. A-24;

2º) Por IURI DANTAS, matéria sob o título “Aeronáutica vai investigar conduta de controladores - Suspeita de crime militar motiva abertura de inquérito sobre ações de profissionais envolvidos em atrasos de vôos - Segundo o Comando da Aeronáutica, aproveitar momento de evidência para reivindicar aumento salarial contraria disciplina militar”.

3º ) Por TALITA FIGUEIREDO, matéria sob o título “Sala de crise no Rio monitora país todo e ‘regula’ os atrasos - No local, autoridades aeronáuticas e companhias aéreas tentam contornar os problemas com a operação-padrão - Até o acidente com o Boeing da Gol, em 29 de setembro, a chamada ‘sala de solução de problemas‘ ainda não havia sido muito usada” publicada no jornal Folha de S. Paulo de 19.11.2006, p. C-10, com registros visuais de RICARDO MORAES/Folha Imagem.

4º) Por LEANDRO MODÉ e MARIANA BARBOSA, com registro visual da Cidadania Vítima do Apagão Aeronáutico no Aeroporto Internacional de Guarulhos por EVELSON DE FREITAS/AE, matéria sob o título “Apagão aéreo já faz estragos no PIB - Economistas consideram difícil estimar os prejuízos, mas no setor aéreo já se fala em perda de R$ 1 bilhão”;

5º) Informe publicitário da TAM, publicado no jornal Folha de S. Paulo de 10.12.2006, p. A-17, sobre o apagão aeronáutico que a impede de estender o tapete vermelho para a Cidadania.

6º) Por LEILA SUWWAN, matéria sob o título “Aeronáutica admite erro de controlador no caso Boeing - Comandante da FAB, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, reconheceu falha no Senado - Ele disse que o operador presumiu incorretamente que o jato Legacy estava a 36 mil pés, e não em rota de colisão com o Boeing da Gol”, publicada no jornal Folha de S. Paulo, de 22.11.2006, p. C-1 e C-3, na qual informa “Segundo a Folha apurou, sargento de cerca de 20 anos foi liberado para controlar vôo, mesmo sem estar apto, para suprir a falta de pessoal”;

7º) Por LEILA SUWWAN, matéria sob o título “Controlador do jato atuava sem supervisão - Supervisor teve que cobrir posto da chefia geral da sala de controle, no lugar de oficial da Aeronáutica que se ausentou - Ausência pode ter contribuído para que o controle aéreo em Brasília não percebesse que Legacy estava na altitude incorreta”, publicada no jornal Folha de S. Paulo, de 22.11.2006, p. C-10.

8º) Da sucursal de Brasília-DF do jornal Folha de S. Paulo, a informação publicada em 26.11.2006 sobre a troca de comando da Ré DECEA ( “Lula troca o comando do espaço aéreo - Crise faz presidente exonerar o diretor-geral e o vice-diretor do Departamento do Controle de Espaço Aéreo” ), bem como, na mesma p. A-19, a informação sobre a disposição do SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS de mudar as regras de aeronavegação, visando aumentar a segurança da mesma ( “Empresas já propõem mudar regras da aviação” ).

São Paulo, 22 de janeiro de 2007

 

 

Carlos Perin Filho
OAB-SP 109.649

 


Home Page