Mais um dia sem carro,
com Você Cidadania

 

Pegar um congestionamento em Sampa é uma das situações de fato que levam este Cidadão a fazer uma regressão histórica, e sentir algo como estar de Direito em capitis deminutio maxima, aquela que no Direito Romano atinge a libertas, ou seja, o maior bem da pessoa humana, alterando pois o status libertatis. Tal fato acontecia de direito com o cidadão romano livre que, por ter sido condenado às feras do circo, passava a valer igual ao escravo (cf. lições de J. CRETELLA JÚNIOR em Curso de Direito Romano, Ed. Forense, 1983, 8ª edição, p. 87). De volta aos dias atuais, eventualmente no meio daquele congestionamento escravizante, em um calor desértico misturado com aquela fumaça de escapamento de ônibus e/ou caminhão e/ou etc., enquanto o Banco Central norte-americano (Fed) abaixava as taxas de juros para euforia dos Mercados...

... Alguém vem distribuir um jornal, o popular - www.destakjornal.com.br – que no dia 18 próximo passado trouxe um colírio para os olhos deste Cidadão, em p. 11 (a über vizinha ecoativista in natura, apenas vestida com alguns litros de H2O e sandálias, ahhh... Help! Estou em desidratação...!;-)

Para quem aprendeu a amar a bordo de uma Kombinationfahrzeug ('nome científico' da popular guerreira perua líder de vendas) entre um pit stop e outro na - www.rodoviadoamor.com.br – pode ser angustiante ficar um único dia sem pilotar... porém como nem todo dia e/ou noite de congestionamento aquela hídrica hipnotizante über vizinha aparece para amenizar o sofrer das feras em transe-trânsito-sem-sair-do-lugar, é melhor (re)ler a reflexão de ODED GRAJEW sob o título O Dia Mundial sem Carro (Folha de S. Paulo, 16.9.2007, p. A-3) para não correr o risco de auto-restrição vivencial a este ou aquele umbigo, algo muito comum para este ou aquele(a) Idiota [no século V a. C. da Grécia Clássica, na cidade de Atenas, os homens livres se dedicavam à vida pública, enquanto os idiotas tratavam da vida privada conforme explicado na p. 15 da filosófica e dialética revista - www.discutindofilosofia.com.br - nº 5].

Politicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

 

I) Detalhes do Dia Mundial sem Carro em - www.nossasaopaulo.org.br   – Participe! Outra ecoativa opção é entrar na noite do dia 21 e sair na madrugada do dia 23 em um dos pit stops da – www.rodoviadoamor.com.br – que podem até dar um ecológico desconto naquela deliciosa presidencial!;-)

II) Em evolução da Língua Grega, idiotia também é uma classe elaborada por TERMAN, para este ou aquele Cidad(ã)o com Q.I. (quociente intelectual) abaixo de 25 (GOMES, Hélio - Medicina Legal, 31° ed., Freitas Bastos, p. 150-151), a lembrar o popular 'Q.I. de Alface', porém qualitativamente diverso do '0.5' referido por ARNALDO JABOR no artigo Não são 40 ladrões - são 40 guerreiros, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO 18.09.2007, p. D-12!;-)

III) O que acontecerá quando este ou aquele Motel e/ou Drive In - em Cidadania Corporativa e Responsabilidade Social - requer para entrar, além do RG, também a CNH? Segundo pesquisa do IBOPE, na faixa de 18 a 25 anos, 30% dirigem sem carta... e dados do DENATRAN mostram que 43% dos óbitos em trânsito (em 2005) estavam nas idades entre 18 e 29 anos (O ESTADO DE S. PAULO, 18.9.2007, p. C-7, matéria de EVANDRO FADEL).

 

© Carlos Perin Filho

¦ 2000 ¦ 2001 ¦ 2002 ¦ 2003 ¦ 2004 ¦ 2005 ¦ 2006 ¦ 2007 ¦