Do vôo cego
com Você Cidadania

 

 

ANDRÉ BERTIN, em artigo sob o título "Mudanças nas condições de vôo", publicado na p. 44 da revista AVIAÇÃO EM REVISTA, ano 69, nº 691, faz uma interessante analogia entre as mudanças comportamentais exigidas na transição do vôo visual ao vôo por instrumentos (chamado vôo cego) e aquelas requeridas pelas mudanças na vida em geral da pessoa humana, com destaque para condições de emprego e/ou trabalho, conforme evidenciado no seguinte parágrafo daquele artigo:

"(....)

Um exemplo dessa mudança em nossas vidas é quando deixamos um emprego de muitos anos na qual conhecíamos em profundidade tudo aquilo que fazíamos e de repente somos forçados a abandonar todo aquele acervo de bens, de conhecimentos e de amizades que vivenciávamos tão bem até aquele momento e enfrentar agora uma nova situação. Como no vôo por instrumentos, quanto antes nos prepararmos para essa nova condições, melhor. Se pudermos já antes, estudar as condições dessa nova condição, fazendo cursos, vivenciando essa possível nova situação pedindo a um amigo que o leve para voar por instrumentos ou àquele que está empregado, conhecer um pouco da vida fora de seu ninho chamado 'emprego', visitando colegas que já passaram pela experiência de serem demitidos e haverem reiniciado uma nova vida.

(....)"

Advogar para Você Cidadania também pode ser uma atividade nova para este ou aquele(a) Advogado(a), acostumado a olhar 'olho-no-olho' do(a) Cliente e firmar contrato de prestação de serviços jurídicos. Por razões concretas, é impossível olhar 'olho-no-olho' de Você Cidadania, apenas por 'instrumentos' é possível adequar necessidades jurídicas coletivas, pedidos coletivos e provimentos jurisdicionais também coletivos.

Nada romântico, pois frio e calculista: ISBN 85-02-03561-4.

CAVOK, Céu de Brigadeiro, momentos prolongados contando estrelas com a bela Comissária, nem pensar... É sempre aquele CB derrubando água na cinematográfica casa da FAMÍLIA ADAMS...

Assim como o vôo por instrumentos exige uma atitude específica, visando evitar a 'desorientação espacial', a advocacia coletiva também requer uma performance própria, visando evitar pontos de não retorno e/ou politização meramente partidária deste ou daquele(a) Cidad(ã)o, com resultado negativo perante o Poder Judiciário em função da inconsistência do pedido ou resultado negativo perante Você Cidadania, pois o pedido e/ou seu encaminhamento foi elaborado de modo incompleto e/ou não paraconsistente (v.g. ação popular autos nº 2004.61.00.027344-8, que trata da Greve do Judiciário Paulista).

Vale lembrar que muitos(as) políticos(as) partidários(as) trocaram de posição sobre a CPMF ao longo das últimas voltas da Terra em torno do Sol, mas este Cidadão continuo desde 31.5.1999  'por instrumentos' defendendo a restituição daqueles valores para Vocês Cidadanias, nos autos nº 1999.61.00.024395-1.

Entre os instrumentos recomendáveis para quem pretende advogar Ações Populares para Você Cidadania, a redundante e dúplice comunicação das mesmas ao Egrégio Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional da OAB na qual está inscrito(a) é relevante, pois não há ainda um banco de dados nacional de ações coletivas que proporcione gestão do conhecimento de modo oportuno e adequado para Todos(as). A relevância da gestão do conhecimento individual e/ou coletivo pode ser observada, por exemplo, em - www.terraforum.com.br - e/ou - eit.europa.eu - Publicar as ações aqui na Internet também é recomendável. Se desejar publicar em - www.carlosperinfilho.net – basta entrar em contato, pois tenho muito espaço em memória disponível. Tal comunicação é um esboço inicial da prática usual em Aeronáutica (Plano de Vôo), em contexto de otimização das performances (v.g., ISBN 85-221-0379-8 e/ou 85-7193-152-6).

As mídias também podem auxiliar a administrar Justiça para Você Cidadania, ao publicar mais e melhor sobre ações coletivas.

Efeito colateral: Quem advoga para agregados sociais pode apresentar maiores ou menores dificuldades para retornar a advogar individualmente, seja para pessoa física ou jurídica. A atuação com colegas em escritórios de advocacia por ocasião da execução do julgado coletivo pode auxiliar na minimização daquele 'desumano' efeito colateral.

Coletivamente,

 

 

Carlos Perin Filho
OAB-SP 109.649

E.T.:

Pode parecer uma cinematográfica 'queda para todos os lados', como em qualquer daqueles filmes da série Apertem os cintos, o piloto sumiu!;-) Calma! A Lógica Jurídica Paraconsistente permite processualmente equacionar as contradições coletivas em busca do provimento jurisdicional mais oportuno e adequado - inclusive no caso de erro jurisdicional coletivo no proprio processo coletivo – sem precisar este ou aquele(a) Cidad(ã)o fazer cinematográfica greve, inclusive de fome em época dos deliciosos panetones, uhmmm!;-)

© Carlos Perin Filho

¦ 2000 ¦ 2001 ¦ 2002 ¦ 2003 ¦ 2004 ¦ 2005 ¦ 2006 ¦ 2007 ¦