Dos totens e dos tabus
na Paulista
para Você Cidadania

 

A av. Paulista é rica em símbolos de poder e de restrições para este Cidadão e para Você Cidadania Global, sob pena de não estarmos in e estarmos out... ou não estarmos up e estarmos down...

A Reportagem Local do jornal Folha de S. Paulo de 27.11.2007, p. C-7, informa que o Juízo Federal da Décima Vara Cível desta pólis suspendeu temporariamente multa imposta pela municipalidade em função do totem e outros símbolos de poder explicitamente exibidos no prédio do Juizado Especial Federal na av. Paulista para Você Cidadania.

Tal matéria fez este Cidadão candidato à Filósofo lembrar das lições recebidas (antes da estatutária defenestração) no Departamento Francês de Ultramar, explicitamente de Totem e tabu e outros trabalhos (1913-1914) de SIGMUND FREUD, na qual é possível ler as seguintes perguntas e respostas (na tradução dirigida por JAYME SALOMÃO, ed. IMAGO):

"O que é um totem? Via de regra é um animal (comível e inofensivo, ou perigoso e temido) e mais raramente um vegetal ou um fenômeno natural (como a chuva ou a água), que mantém relação peculiar com todo o clã. (....) Em quase todos os lugares em que encontramos totens, encontramos também uma lei contra as relações sexuais entre pessoas do mesmo totem e, conseqüentemente, contra o seu casamento."

(....)

" O significado de 'tabu', como vemos, diverge em dois sentidos contrários. Para nós significa, por um lado, 'sagrado', e, por outro, 'misterioso', 'perigoso', 'proibido', 'impuro'. O inverso de 'tabu' em polinésio é 'noa', que significa 'comum' ou 'geralmente acessível'. Assim, 'tabu' traz em si um sentido de algo inabordável, sendo principalmente expresso em proibições e restrições. Nossa acepção de 'temor sagrado' muitas vezes pode coincidir em significado com 'tabu'."

A contar pelas recentes vendas da PLAYBOY próximas ao Congresso Nacional et terra brasilis, e das observações da professora EMÍLIA VIOTTI DA COSTA (ESTADO DE S. PAULO 29.4.2007, p. J4) sobre o Poder Judiciário brasileiro ainda não fazer parte da cultura popular, pois esta ainda resta em muitos aspectos afeta ao estado-pai-provedor e em busca de um padrinho, pois "quem não tem padrinho morre pagão", sem maiores análises jurídicas sobre a Lei Cidade Limpa e exames sintáticos, semânticos e/ou pragmáticos sobre o totem objeto do tabu - em open texture – a psicanalítica lembrança supra transcrita e a referida história bem lembrada apontam a oportunidade e conveniência da manutenção da simbologia para Você Cidadania, em busca do poder que diz o Direito expresso na Constituição Cidadã, restando nula a imposição municipal e ratificada a liminar concedida pelo ilustre magistrado DANILO ALMASI VIEIRA SANTOS.

Esta é a breve opinião deste Cidadão.

Sociojuridicamente,

 

 

Carlos Perin Filho
OAB-SP 109.649

E.T.: Que tal um totem eletrônico, como aquele da saída Veterinária-USP, para informar Você Cidadania não apenas o local do Fórum mas algo mais e melhor...?!;-)

 

© Carlos Perin Filho

¦ 2000 ¦ 2001 ¦ 2002 ¦ 2003 ¦ 2004 ¦ 2005 ¦ 2006 ¦ 2007 ¦