Filosofia e seu ensino para Você Cidadania

Home Page

PAULO ARANTES, FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA, CELSO FAVARETTO, RICARDO FABRINI e SALMA T. MUCHAIL, em palestras proferidas durante a Semana de Filosofia, realizada pelo Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre 21 e 27 de setembro de 1991, oferecem vários elementos para reflexão filosófica e pedagógica para Você Cidadania, com os seguintes temas:

Função Social do Filósofo - por Franklin Leopoldo e Silva

Cruz Costa, Bento Prado Jr. e o Problema da Filosofia no Brasil - Uma Digressão - por Paulo Eduardo Arantes

Ler, Escrever, Pensar - por Salma Tannus Muchail

Notas sobre Ensino de Filosofia - por Celso Fernando Favaretto

O Ensino de Filosofia no 2º grau: Uma ‘Língua de Segurança’ - por Ricardo Nascimento Fabbrini

Das "orelhas", o seguinte parágrafo inicial é destacado, in verbis:

"A filosofia é, de fato, uma ciência fascinante. Entendida inicialmente como a ciência que estuda os princípios e as causas e propõe explicações sobre as coisas e os seres, consegue ser mais do que isso, pois os objetos de estudo por ela elucidados escapam à circunstancialidade dos momentos históricos, uma vez que tais objetos se situam na escala do absoluto, e não na relatividade das diferenças sociais e políticas, desenhadas ao longo do processo histórico.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Vale lembrar que pensar em auto-reflexão pode parecer um crime... e como de costume a resposta fica por sua conta, além daquela da FACULDADE DE FILOSOFIA da - www.usp.br - que Você paga para o Cidadão a-pri-mo-rar mais e melhor sua performance para Você Cidadania... valendo navegar por este site e verificar transcendental a importância da Filosofia para o seu bolso !:-(tributos, federais, estaduais, municipais...!;-)

E$peculativamente,

 

Carlo$ Perin Filho

E.T.:

1º) Aquelas palestras foram publicadas na seguinte obra-prima:

A filosofia e seu ensino/ Paulo Arantes...et all; Salma T. Muchail (org.) - Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995.- (Série eventos)
ISBN 85.326.1389-6

2º) Quando não existia Faculdade de Filosofia no BRASIL quem pensava em fazer Filosofia estudava nas Arcadas, conforme relatam ANA LUIZA MARTINS e HELOISA BARBUY na seguinte obra-prima:

Arcadas: história da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - São Paulo: Companhia Melhoramentos: Alternativa Srviços Programados, 1999
ISBN 85-06-03121-4


Home Page